sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Eleições 2018 e as supostas fake news petistas

     Após a disseminação, pelas mídias em geral, das denúncias de caixa 2 do candidato Bolsonaro relativas ao bombardeio de notícias falsas sobre o PT, o PSL, partido do candidato, tentará represália ao PT em decorrência da descoberta da notícia, que chegou a ser vista como a primeira das top trendings na semana.
     Tratando-se de defender a folgada liderança de Bolsonaro em relação a Haddad, bem como  de recuperar a suposta imagem de honestidade de seu candidato, o partido pretende ir com tudo contra o adversário na justiça, através de um processo, no qual se justifica em suposta ajuda voluntária (aqui).
     Outro suposto triunfo de que o PSL se dispõe é o fato de o PT já ter sido acusado de fato semelhante em eleições passadas. Mas, é possível que não seja relevante para a justiça, uma vez que antes a lei ainda permitia o financiamento empresarial nas corridas eleitorais, e faltam provas de contestação de quantias declaradas.
     A acusação central do PSL ao PT de divulgar notícias falsas sobre a imagem de Bolsonaro é outro ponto difícil para o acusador: em geral, os objetos de acusação são, em geral, vídeos diversos do candidato, alguns mais antigos e outros mais novos, sobre vários assuntos, etc., disponíveis no Youtube por vários canais, não necessariamente do PT.
     Vale ressaltar que, até o momento, não há menção de que tais vídeos serem falsos pelas mídias especializadas em investigar e desmentir fake news - o que enfraquece ainda mais os subterfúgios do PSL contra o PT e Haddad. E quanto a este, até o momento vem tendo, em tese, uma campanha límpida na corrida, exceto pelas críticas ao adversário. Mas aí já é outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTAS 98 - ANÁLISES (Brasil- Congresso)

  A GUERRA POVO X CONGRESSO                     A derrota inicial do decreto do IOF do governo federal pelo STF foi silenciosamente comemo...