Após trajetória governamental altamente popular e ser depois substituído por Dilma e Temer, Lula foi condenado devido ao controverso caso do tríplex e encarcerado na Superintendência da PF em Curitiba, onde ainda está.
Caminhos abertos, Bolsonaro foi eleito presidente, talvez mais pela visão de mártir pelos fanáticos por uma (também controversa) facada e a adesão de descontentes do que propriamente por suas propostas.
Comemorado o fim da era PT e com o vice general Mourão e os ministros Guedes e Moro, Bolsonaro implanta a política ultraneoliberal que aguça desigualdades, o ódio e a violência, até contra o meio ambiente.
Mas na rotina política do pesselista, muito seguida por seus fãs, vale falar mal do PT e, em particular, de Lula - tema tão constante que virou memes satíricos. Como o que "interpreta" o ódio como amor enrustido pelo ex-presidente, que viraliza nas redes.
Como disse Fábio Porchat, do canal Porta dos Fundos no YouTube, estamos num momento fértil para se fazer piada. Bem, o humor tem natureza crítica.
Piadas à parte, o antipetismo ou antilulismo desferido pelo presidente e por seus correligionários revela outro sentimento: mesmo preso, Lula ainda incomoda o atual governo. E não é pouco.
Faz sentido: mesmo na prisão, Lula mantém alta popularidade entre grande parcela das camadas populares, enquanto que a de Bolsonaro segue em queda paulatina.
Erros à parte, Lula promoveu avanços, mesmo tímidos, como empregos, valorização do salário mínimo, e combate à fome sem melindrar o neoliberalismo, respeitou as leis e deu melhor imagem ao Brasil. O que não vemos mais hoje.
Desmonte de extermínio de minorias, meio ambiente, retirada de direitos sociais, desrespeito às leis, aumento da fome e da pobreza, imoralidade na lava-jato revelada.
Apesar das muitas acusações, não há nenhuma prova concreta de irregularidades envolvendo os Lula da Silva. Já com os Bolsonaro, evidenciam-se ligação com milícias, negócios obscuros e os constantes indecoros do presidente.
Mesmo em caminhos tortos, Lula construiu uma história mais sólida junto ao povo e, por saber que conquistas sociais são termômetro maior de popularidade, se mostra uma sombra muito incômoda ao governo Bolsonaro. Mesmo preso.
Os maiores crimes de Lula são os relacionados a seus erros políticos. E por estes, quem está sendo punida realmente é a grande maioria do explorados e oprimidos.
ResponderExcluirBeijo
Sim, sim.
ResponderExcluirBeijo!