#Curiosidade: um mundo de estresses
É inegável que esse mundo moderno nos traz facilidades, mas por outro lado, também nos cobra um preço: o estresse. Esse é o tema da categoria #Curiosidades, da subcategoria Transtornos psiquiátricos.
****
Regina é uma dedicada servidora pública, de emprego estável, mas salário congelado há anos e problemas particulares e com alguns membros de sua equipe. Tudo isso a estressa a tal ponto que hoje passa por "estresse agudo".
Colega de Regina, Sabrina luta para se entregar a seu trabalho num esforço em dissipar da imensa tristeza que a assola desde que a sua mãe falecera há 4 meses. Sabe que precisa se adaptar à nova vida, mas não consegue.
Voltando de banco próximo, Dayse entrou na loja onde trabalha. Dois homens entram em seguida, anunciando assalto, um deles empunhado arma na sua testa e a obrigando a passar o dinheiro e o celular da loja. Desde então, Dayse sofre com o trauma.
Entre a sua casa e sua pequena gráfica, Raul cobre a distância a pé. Mas, em vez de ir direto pela rua principal do bairro, Raul volteia um quarteirão por ruas vazias, para fugir da multidão que o "sufoca".
As histórias acima são fictícias, mas os condições psíquicas são reais e muito comuns. Cada história acima se relaciona a um transtorno relacionado ao estresse, tema deste artigo.
-> Transtornos ligados ao estresse
O estilo de vida moderno nos impõe pressões extras, muitas tarefas e compromissos em bem pouco tempo. Mas, temos todos um limite psíquico que, se ultrapassado, manifesta transtornos de estresse, em várias formas, de acordo com o Manual de Transtornos Mentais-V edição (DSM-V).
Transtorno de Estresse Agudo (TEAg)1
Condição de lembranças recorrentes e invasivas por um período de 4 semanas após testemunho (TEAg indireto) ou experiência (TEAg direto) de evento estressor. A pessoa procura evitar estímulos às memórias. Sinais dissociativos (flashbacks). É transitório, de 3 dias a um mês.
Outros sintomas: sofrimento psicológico ou fisiológico ao lembrar do evento; distúrbios do sono; irritabilidade ou explosão; hipervigilância; má concentração; resposta em sobressalto; emoção positiva impedida; funcionamento social prejudicado.
Diagnóstico: critérios clínicos na conjunção de vários dos comportamentos acima.
Tratamento: entrevista orientada e suporte psicológico; afastamento do local do evento ou ambiente análogo.
Transtornos de Adaptação (TA)
Condições de sintomas emocionais (tristeza, aborrecimento ou zanga) ou comportamentais muito angustiantes e prejudiciais por fator estressante identificável; habilidade funcional/ laboral prejudicada. Humor deprimido; ansiedade; conduta inadequada. Transitório, geralmente não dura mais de 6 meses.
Fatores: problemas financeiros e familiares persistentes e crescentes; luto2.
Prevalência: até 20% das consultas em saúde mental se relacionam a esse transtorno.
Diagnóstico: critério clínico baseado na conjunção dos sinais acima 3 meses após a causa.
Tratamento: psicoterapia. Costumeiramente, medicação não é receitada.
Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Condição parecida, mas mais grave do do que o TEAg, e envolve trauma causados por eventos3 a evocar horror, medo ou impotência. Memórias intrusivas se iniciam até 6 meses do fator de trauma e duram mais de 1 mês; esquiva de estímulos que evoquem o trauma, pesadelos e flashbacks. Alguns pacientes têm TEPT a vida toda, outros não.
Clínica : memórias intrusivas do fator traumático; pesadelos; reação a eventos que lembrem o fator; desânimo com as atividades diárias; sobressaltos a barulhos altos ou como os ocorridos no evento; alterações cognitivas e humor (pessimismo, distância social, emoções negativas persistentes, emoções positivas impedidas); reações alteradas (insônia, sobressaltos, explosões, esquiva, hipervigilância).
Prevalência: chega a 9% das consultas em saúde mental (EUA). No Brasil talvez seja maior.
Diagnóstico: critérios clínicos; observação de um ou mais sintomas além das memórias intrusivas.
Tratamento: farmacoterapia a critério médico, psicoterapia.
Transtorno ou síndrome de Burnout (TB ou SB)
É uma condição extremada de estresse ocupacional resultante de intensa pressão ambiental. Embora seja seja conhecido como "doença dos médicos", o TB afeta qualquer profissional submetido à pressão intensa e constante, com muita cobrança sobre si.
Clínica: irritabilidade constante; exaustão emocional; avaliação negativa de si mesmo; distância afetiva aparente; fadiga crônica; má concentração; indiferença ao outro; sinais depressivos; atitudes inadequadas4; abandono do trabalho; sintomas físicos (indigestão, cefaleia).
Prevalência: não há estatística confiável ou atualizada para esta síndrome.
Diagnóstico: critério clínico.
Tratamento: psicológico orientado com mudanças no estio de vida; fármacos antidepressivos ou tranquilizantes, somente em casos mais graves.
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Caracteriza-se por ansiedade e excessiva preocupação presentes não mais do que 6 meses sobre várias atividades ou eventos. Curso flutuante e crônico, piorado em situação de estresse.
Clínica: ansiedade excessiva preocupação por vários motivos e que se modificam com o tempo; cansaço fácil; má concentração; irritabilidade; tensão muscular; insônia. Alguns têm taquicardia.
Etiologia: desconhecida.
Comorbidade: comum entre pessoas com depressão maior, pânico, fóbicos e grandes bebedores.
Prevalência: até 3% da população geral em 1 ano (EUA); Brasil: não especificado.
Diagnóstico: critério clínico, no sintoma-chave de preocupação e ansiedade e outros acima citados. O sintoma-chave não deve se ligas a doença orgânica.
Tratamento: antidepressivos; para alguns casos, associados a benzodiazepínicos (tranquilizantes); psicoterapia cognitivo-comportamental de suporte.
-> Reflexões finais
Como se vê, são várias manifestações de estresse, sendo algumas passageiras. A princípio sim. O problema é a durabilidade dos fatores desencadeantes dessas manifestações, que podem levar a formas crônicas que vêm caracterizá-los como transtornos propriamente ditos.
Se o estresse a partir da década de 1980 passou a ser considerado o "mal do século", no presente século XXI podemos chamar "os grandes males" - o que não se restringe aos estresses, já que, no caso do Brasil, os transtornos mais comuns estão sendo a ansiedade e a depressão.
A prescrição medicamentosa em alguns casos acima, como no TAG, por exemplo, mostra como há ligação comórbida com transtornos como os depressivos, embora, felizmente, não seja necessária em outras manifestações de estresse, salvo casos muito graves e específicos.
É sabido que o Brasil é o país mais ansioso do mundo e é o 8º no ranking de suicídios no mundo, ainda que neste último haja outros motivos além da depressão. O atual déficit em serviços públicos tende ao agravamento das manifestações de estresse, ansiedade e outros transtornos.
Por isso, se ressalta aqui que nos EUA e no Brasil, os pacientes com qualquer transtorno psíquico vão se rearranjar no enfrentamento por sua própria conta e risco. Porque nos EUA não há saúde pública e aqui cresce o déficit na área devido à politização e corrupção dos gestores.
Mas, nada como finalizar: não há mal que dure.
----
Imagens: Google (montagem: autoria do artigo)
Notas da autoria
1. Como o MSD-V usa a sigla TEA, que designa também o Transtorno de Espectro Autista, neste artigo está propositada com g no fim para o estresse agudo).
2. Depende da cultura (no Ocidente, que prega independência emocional, o luto prolongado é sinal de alerta).
3. Eventos muito fortes como, por exemplo, crimes contra a pessoa, desastres naturais ou antrópicos, guerras.
4. Paciente procura meios mais imediatos de bem-estar como bebida alcoólica ou algum calmante, sem abuso obrigatório.
Para saber mais
- https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos
- https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/ansiedade-e-transtornos-relacionados-a-estressores/transtorno-de-estresse-agudo-tea
- https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/ansiedade-e-transtornos-relacionados-a-estressores/transtornos-de-adapta%C3%A7%C3%A3o
- https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/ansiedade-e-transtornos-relacionados-a-estressores/transtorno-de-ansiedade-generalizado-tag
- https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/ansiedade-e-transtornos-relacionados-a-estressores/transtorno-de-estresse-p%C3%B3s-traum%C3%A1tico-tept
- http://www.psiquiatriageral.com.br/stress/index.htm
- http://www.psiquiatriageral.com.br/stress/sind_burnout.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário