Escola sem Partido e a crise: o fundo do poço
da ignorância política
Estamos
num momento em que se aborda muito sobre a ignorância política nas mídias e nas
redes sociais, ringues de ataques virtuais, iniciados quando alguém acusa
políticos de determinada ideologia, não importa qual seja. Mas, afinal, como
podemos definir e identificar a ignorância política?
É
difícil definir a ignorância política por esta independer da corrente
ideológica e pela indisfarçada conveniência midiática. Mas é fácil
identifica-la: ataques subliminares a nomes de certa corrente podem indicar
defesa a nomes de oposição – longe de ser politicamente alfabetizado. E isso
tudo só enfatiza o histórico descaso com a educação.
As
mídias enfatizam o tema em bons ou maus números sobre a alfabetização dos mais
pobres, restringindo a discussão da qualidade na crítica às condições acintosas
dos docentes, face à vergonhosa ostentação dos políticos e do judiciário. Não
mensura sobre a capacidade da escola de completar a formação de cidadãos, de
muni-los, inclusive, de alfabetização
política – alvo do projeto conhecido como Escola sem Partido, do senador-pastor Magno Malta, que visa proibir
o tema em aula “em respeito às convicções religiosas dos alunos”, demitindo e
punindo professores “infratores” e tendo, claro, a doutrinação religiosa como
pano de fundo.
Tal
projeto visa, portanto, destruir a própria essência da educação, pois para a
formação da cidadania, prevista pela Conferência Mundial de Educação para Todos
(Tailândia, 1990), do qual o Brasil é signatário, e pela LDB/1996, é função da
escola reforçar os valores de cidadania (solidariedade, justiça social,
respeito à diversidade) e, por fim, capacitar o sujeito para fiscalizar as
condutas dos governantes, parte da alfabetização política.
Se
sem o mencionado projeto a escola já não tem tradição de alfabetizar
politicamente – até por falta de preparo adequado dos docentes –, imagina com o
mesmo vigorando, a escola atuando como centro de formação de apolíticos e
acríticos prosélitos, e caminho de condução ao mais fundo do poço da crise da
ignorância política e sociocultural da história moderna tupiniquim.
E esse ano oferece oportunidade para milhares de professores da educação básica de todo o país de decidirem pelo futuro - seu e das futuras gerações.
politica ....como?...30 anos de regime militar + 14 anos de PT....aja POVO..../SiL
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