domingo, 1 de março de 2020

Brasil bolsonarista vs Mundo

     O Brasil tem seguido políticas negativas que atraíram a atenção do mundo, no que se refere aos direitos humanos.
     Não é novo: há tempos a Anistia Internacional recebe informes de violações graves de direitos humanos por aqui. Como as de violações de direitos políticos durante a ditadura militar.
     Estas denúncias eram feitas por missionários religiosos ou brasileiros exilados no exterior. Mas, até prova em contrário, nunca houve envio de informe de "crime contra a humanidade" da ditadura a tribunais internacionais.
     Talvez seja a censura de então, ou por interesses econômicos de multinacionais que ajudavam o regime vigiando os trabalhadores. 
     Na redemocratização têm permanecido, pelo menos, denúncias de trabalho escravo ou análogo no campo e nas carvoarias que alimentam grandes siderúrgicas.
     Quem estreou foi o governo Bolsonaro: denúncias de crimes contra a humanidade foram enviadas ao Tribunal Internacional de Haia, ainda em meados de 2019, por um grupo de advogados e juristas brasileiros.
     Uma advogada do grupo ainda lamentou o ocorrido, mas esclarecendo que não ser possível deixar passar impunes crimes cuja repercussão no exterior afora mostrou uma face vergonhosa nova do Brasil. 
     Perseguição e assassinato de líderes indígenas e de esquerda realizadas por milícias e ecocídio compõem as principais denúncias enviadas, bem como de trabalho escravo intensificado no campo e ecocídio.
     Ecocídio é toda ordem de crimes socioambientais extensos em áreas preservadas e terras indígenas e de povos tradicionais, por fazendeiros, grileiros e garimpeiros.
     O envio foi duramente criticada por bolsominions nas redes sociais. Mas os elogios dominaram, inclusive por alguns eleitores de Bolsonaro mais sensatos.
     Houve uma crítica à aparente demora ou falta de resposta do Tribunal. Motivos: processos anteriores de outros países em andamento, e análise prévia necessária por juristas escalados pela ONU.
     Dessa forma, o melhor a se fazer é aguardar a resposta e a sequente convocação. Não é apenas mais um país denunciado, é a face de um país com deterioração como nação diante do mundo. Por pura birra ideológica do governo e de seus fanáticos.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTAS 98 - ANÁLISES (Brasil- Congresso)

  A GUERRA POVO X CONGRESSO                     A derrota inicial do decreto do IOF do governo federal pelo STF foi silenciosamente comemo...