O triste fim de Marcelo Crivella
Venceu por ser o mais próximo do conteúdo a ser explorado neste artigo, que visa analisar sobre o tortuoso caminho político de Crivella na prefeitura do Rio, assa inexitoso nas mais variadas esferas, e que o levou à prisão recente, alvo de entrevero jurídico.
-> Marcelo Crivella: uma trajetória sinuosa
Marcelo Bezerra Crivella nasceu no Rio em 1957. Na curta carreira militar tornou-se tenente pela Escola de Oficiais da reserva. Graduou-se engenheiro civil em Barra do Piraí e se mestrou na África do Sul nos anos 1990. Só retornou ao Brasil em 1998, após atuação missionária na África subsaariana.
Responde pela disseminação da IURD pelo país, atraindo classes populares e médias, entrando na política a partir de 2002, quando licenciou-se da atividade religiosa. Foi deputado, senador e prefeito.
Fé e a polêmica IURD- O menino Crivella era católico, mas teve influência de parentes evangélicos. Frequentou de início a igreja Metodista. e depois a Pentecostal Nova Vida. Em 1977, participou da fundação da IURD, de seu tio Edir Macedo, na qual se tornou pastor em 1986, e bispo1 em 1994.
A IURD é neopentecostal: tem cultos adaptados à cultura de fé brasileira e prega a sua Teologia da Prosperidade, segundo a qual se obtém conquistas materiais e afetivas pela fé. Na África, Crivella criou os help centers (centros de ajuda) para atender aos pobres, e no Brasil atuou no Projeto Nordeste, com a fazenda Nova Canaã.
Como cantor gospel e por sua origem mais abastada, Crivella queria renovar a imagem da IURD para atrair a classe média. Pregou cultos pelo país, com bons resultados. Nessa época, cogitou-se poder suceder Macedo quando este sair de cena, mas... difícil: o tio segue pimpão da Silva!
Na compra da TV Record pela IURD, Crivella foi acusado de participar como laranja no processo, e as empresas-sócias de evasão de divisas, contas ilegais no exterior e sonegação de impostos. Daí, parte da patuleia perceber na IURD mais do que uma igreja, mas uma grande organização empresarial.
A polêmica ONG Fazenda Nova Canaã
A Nova Canaã é uma ONG da IURD erigida em terreno na área rural de Irecê, interior baiano, para cultivo de vegetais, criação de animais, educação profissional, fabrico de massa de tomate e têxtil, e esporte e lazer. O dinheiro da compra do terreno e construção foi obtido da venda de mais de 1 milhão de cópias do CD Mensageiro da solidariedade, de Crivella.
Foi projetada pelo braço social da Record Instituto Ressoar, tendo sua primeira produção em 2001. A ela Crivella atribuiu a produção pioneira de cenoura, cebola e beterraba, mas a Folha de SP esclareceu que Irecê já os produzia, irrigando com poços artesianos, bem antes da chegada da IURD.
A fazenda foi alvo de investigações. Em 2013, a Comissão de Ética da Presidência da República investigou benefícios irregulares do Ministério da Pesca para a produção de tilápias, após denúncia publicada à época pela revista IstoÉ. Houve rumores de más condições nas instalações, mas não foram encontradas fontes a confirmar. Mas, enfim, ela foi o trampolim para a carreira política de Crivella.
Carreira política: da montanha russa ao ocaso
Crivella entrou na política em 2002, num populismo de direita. No PL, foi eleito senador no slogan "deu certo no sertão, vai dar certo no Rio". Mas com autonomia em relação à IURD devido à lei que veda participação de entidade religiosa2 na política. Foi eleito senador, participando de áreas como direitos humanos, economia, CPIs, etc.
Tentou a prefeitura em 2004, mas perdeu para Cesar Maia, e foi acusado de não declaração de ações da Record, mas se safou. Desligou-se do PL após vários colegas, inclusive o bispo Rodrigues3 serem acusados de compras de votos do governo, indo ao PRB e tentando, com nova derrota, o governo do RJ em 2006.
No Senado fez pontos populistas como a lei que destina parte do FGTS para saneamento básico e habitação popular, ProGás4, regulamentação da lei de biossegurança, controle de publicidade de bebida alcoólica, incentivo ao pleno emprego, educação sexual na Ed. Básica. Mas é contra o aborto mesmo em casos legais, preferindo a esterilização voluntária a partir dos 18 anos.
Como ministro da Pesca do governo Dilma, foi acusado de repassar benefícios irregulares para a Fazenda Nova Canaã, conforme descrito acima. Após Dilma, o órgão foi extinto, e Crivella tentou a prefeitura em 2016, sendo eleito mais pelo temor público da eventual vitória do adversário Freixo.
Mas, como prefeito, foi negativo. Obras paradas, fundação de sedes da IURD com grana pública, censo religioso irregular com servidores, sumiço do tomógrafo da clínica da Rocinha durante a primeira alta de C19, demissão em massa de servidores da saúde, fechamento de clínicas, peculato, Guardiões nas portas de hospitais, lavagem de dinheiro, improbidade administrativa, etc.
Impopular, tentou reeleição e foi derrotado por Eduardo Paes. Afastado da prefeitura, foi preso em Benfica, acusado de liderar esquema de propinas. Após 24 horas, conseguiu a domiciliar por ordem do STJ. Um imbróglio jurídico que rendeu muitas críticas nas redes sociais e até de juristas.
O imbróglio se deveu à gravidade do crime, de liderar QG da propina em corrupção na conta da prefeitura. Além de Crivella, foram presas seis pessoas, inclusive o operador Rafael Alves, que se referia ao prefeito como "01". A prisão derivou do desdobramento da Operação Hades, por meio de delação do doleiro Sérgio Mizrahy, preso via operação Câmbio em 2019.
Alegando grande relevância das provas do crime, a desembargadora Rosa Helena Penna Pacheco Guida defendeu o retorno do prefeito afastado à prisão, tendo concordância da maioria dos internautas que acompanham a matéria.
Assim, se verifica que Crivella pode ser um colaborador razoável, mas como administrador foi tão ruim quanto possível. IURD à parte, as acusações que pairam em seus ombros atestam que fé e caráter independem um do outro. E, justamente nessa conjuntura, que Crivella poderá ver seu ocaso político.
----
Notas da autoria:
1. O mais alto cargo da hierarquia religiosa da IURD.
2. Essa lei é abertamente transgredida pelos líderes, que impõem curral religioso em suas igrejas.
3. Se refere a Carlos Rodrigues, da IURD, atualmente fora da cena política.
4. Programa Nacional do Gás, que trata sobre recursos para extensão de gasodutos para indústrias brasileiras.
Crédito da imagem: Google imagens
Para saber mais:
- http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/crivella-marcelo
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Crivella
- https://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/poder/eleicoes-2016/2016/10/1825318-fotos-mostram-crivella-fichado-nos-anos-1990.shtml
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-12/justica-do-rio-afasta-prefeito-marcelo-crivella-do-cargo
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-12/prefeito-do-rio-marcelo-crivella-e-encaminhado-policia-no-rio
- https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/12/23/o-que-se-sabe-sobre-a-prisao-de-crivella.htm
- https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/12/26/desembargadora-defende-em-oficio-para-o-stj-que-crivella-volte-para-a-cadeia.ghtml
- http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/comissao-de-etica-apura-denuncias-contra-ministro-marcelo-crivella.html
- https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/12/22/entenda-o-esquema-que-levou-a-prisao-de-crivella.ghtml
- https://www.poder360.com.br/justica/desembargadora-defende-no-stj-que-crivella-volte-a-ser-preso/
Nenhum comentário:
Postar um comentário