sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Análise: Olavo e a escrotice como legado

 
        Pipocou na mídia geral: o astrólogo, ensaísta e influencer Olavo de Carvalho faleceu aos 74 anos. Ele morreu em um hospital de Richmond, cidade da sua amada Virgínia (EUA). Passou mal em casa e, já no hospital, foi atendido e internado, com graves sintomas de síndrome respiratória aguda grave.  
        Como um relâmpago, a notícia apareceu entre as mais lidas nas mídias on-line no Brasil e, para variar, foi direto aos ouvidos e olhos do nevrálgico centro político de Brasília, de Jair Bolsonaro.
        Este blog já fez sua menção biográfica de Olavo, bem como explorou um pouco do negacionismo que fora absorvido no ideário bolsonarista que nesses últimos três anos inunda o país.

A polêmica causa mortis
        A causa do falecimento de Olavo é um dos assuntos específicos que mais pululam  nas redes sociais. Não é à toa, não. Na questão de saúde, Olavo construiu e publicou sem medo e vergonha teses que deram uma luz extra no mundo das conspirações, da anticiência e da pseudociência. O que, agora, se revela um doce sabor da ironia.
        Ironicamente, foi nesse tema tão caro à vida que ele plantou um negacionismo tornado política pública no Brasil com a C19. Daí o alvoroço geral dos internautas sobre a morte do ex-guru de parte da equipe do governo Bolsonaro, como Ernesto Araújo, os irmãos Weintraub, Ricardo Salles, os próprios Bolsonaro e, quiçá, Paulo Guedes.
        Essa rede conspiratória fez com que a causa por suspeita de SRAG fosse interpretada por C19 nas redes sociais, tese prontamente negada pela equipe de saúde de Richmond. Mas a filha Heloísa, com quem ele rompeu relações em 2017, confirma no Twitter a C19, positivada em teste em 16/1 e afirmada por ele próprio
        Se Olavo mesmo afirmou o diagnóstico, sendo endossado pela filha, torna-se impossível negar o óbvio. Além de comorbidades como um enfisema pulmonar agravado pelo tabagismo inveterado, e um câncer de bexiga que levou à remoção do órgão após anos de tratamento.
        Em relação ao câncer, não foi divulgado pelo boletim à mídia, mas não se descarta a possibilidade como causa mortis secundária.
        Vacinado?- outra polêmica que ficou é a de se Olavo de Carvalho teria se vacinado ou não. Ainda em 2021, a mesma Heloisa disse à imprensa que ele iria se vacinar, explicando ser ele hipocondríaco. Faz sentido, pois o instinto exacerbado do hipocondríaco supera a ideologia negacionista.

Um expert cooptador
        Olavo de Carvalho foi um dos maiores expoentes da conspiração e da anticiência. Segundo o filósofo e youtuber Paulo Ghiraldelli, ele só estudou até a 4ª série do Fundamental, escolaridade mal apreciada no mercado de trabalho hoje. Mas Olavo, ao contrário, foi longe.
        Velhos conhecidos seus o descrevem como pessoa difícil, radical na defesa de suas ideias, mesmo sem bons argumentos justificativos. Foi radical na troca da direção "comunista" para a extrema-direita tradicionalista, com carga mística da destruição como caminho da reconstrução social.
        Era místico de essência, que via a destruição para a reconstrução como ocorria nas suas previsões astrológicas. Assim ele compreendia as guerras. Daí para a política acima foi um pulo. 
        Mas Olavo tinha qualidades natas bem reconhecidas: envolvente, habilidoso na oratória e escrita com bom domínio da norma culta. Era esperto em achar o melhor caminho para divulgar suas ideias.
        Viu na internet seu trampolim de sucesso: às informações se seguiam as desinformações, com as quais se identificou e viu seu meio de extravasar sua expertise e arrebanhar um grande público fiel.
        Massas incautas- astuto, Olavo atentou-se às reações do público. Notou seu público-alvo dileto: em geral jovem sem formação acadêmica, e permeável a "ideias arrojadas" e à religiosidade.
        Essa massa incauta abunda nas periferias urbanas, que o poder público mal assiste. Não por acaso, o Brasil Paralelo, que ajudou a fundar, segue plano de dominar ao menos 300 favelas no Brasil.
        A combinação de astúcia, convencimento e radicalismo ideológico alavancou o sucesso de Olavo. Convencia seu público baseando-se em autores desconhecidos da literatura, com filosofia própria que transmitia em aulas on-line e se autodeclarando filósofo e professor, sem sê-lo academicamente.

Entre o absurdo e o escatológico
        Por muito tempo a imprensa por aqui divulgava Olavo mais como um influencer astrólogo há 15 anos radicado nos EUA, do que uma estranha eminência parda ideológica. Não porque não soubesse, e sim por ter subestimado a sua excelência comunicativa - gatilho para o seu obscuro canal.
        O uso de autores desconhecidos como bases de argumentos filosóficos e ideológicos é crucial para se compreender a linha de pensamento de Olavo. Ele defendia suas ideias mesmo sendo repetidamente refutadas pela ciência.
        História- como já tratado neste blog, o Brasil Paralelo (Youtube) surgiu para passar a História em versão revisada pelo historiador Leandro Narloch, e equipe profissional na produção dos vídeos, que explica a sua atratividade audiovisual. A narrativa de Narloch segue roteiros de Olavo.
        Escravidão voluntária, indígenas genocidas intertribais, Revolta da Vacina de 1904 para evitar envenenamento em massa, e negação do golpe e ditadura de 1964 são exemplos brasileiros.
        Na história mundial, o canal ensina a inquisição como mal necessário, foram judeus e não aliados que venceram holocausto, os EUA acabaram com a guerra e não os aliados, e assim por diante.
        Saúde e ciência- negação da C19 e do benefício das vacinas; Corona só mais uma arma biológica; benefícios de fumar;  negação da evolução biológica por suposta "prova criacionista". Na astronomia, além de plana, a Terra é rodeada pelo Sol e não o contrário que aprendemos, e outros são exemplos da distorção pseudocientífica de Olavo.
        Religião- católico, tornou-se cristocentrista: o cristianismo é a base ética das demais religiões do mundo, detrimindo a antiguidade ou existência de várias culturas politeístas. Via no cristianismo um papel imprescindível para "civilizar" africanos e indígenas. Era francamente islamofóbico.
        Por defender a religião como política e lei, Olavo guiou o bolsonarismo na aliança mórbida com líderes cristãos fundamentalistas e nomeação de ministros olavistas, hoje afastados. O que motivaria o rompimento com os Bolsonaro, ao retornar em fuga aos EUA após se tratar na saúde pública brasileira.
        O rompimento foi marcado por xingamentos, por se sentir usado e abandonado por eles. E pouco depois, o último suspiro.

Olavismo pós-Olavo: reflexões finais
        Olavo de Carvalho enfim morreu. Mas como diz o ditado popular, "vamos morrer, mas as coisas vão ficar". Com Olavo é a mesma coisa. Ele deixou um legado considerável, mesmo infeliz. Parte do olavismo é sintomática no bolsonarismo.
        Eduardo, o 03, diz que "vamos jogar Lula no lixo da história, é o que ele merece". Parece bobice de bananinha, mas é uma ameaça. "A gente vai dar um golpe" - prometido pelo pai, com ar de profeta: "vai acontecer algo daqui a alguns dias". Mas, parece reconhecer: "se Lula ganhar, já era, e fazer as malas". As falas estão em matérias do Brasil247 e no O Antagonista.
        Mas essas ameaças olavista-bolsonaristas parecem sem solidez. Os Bolsonaro sabem, que por via certa, só há duas alternativas, a fuga para o exterior ou a cadeia1. Os planos populistas de última hora podem aumentar percentuais na intenção de votos, mas não mudarão seu status. 
        Enfim, fica o legado de Olavo na escrotice de suas ideias e conspirações que inspira os Bolsonaro, em seus ex-discípulos, bolsonaristas e em lideranças cristofascistas. Mesmo que acabe no fim de 2022 como movimento político, exatamente como o nazismo.

----
Imagens: Google (montagem melhorada pela autoria do artigo)

Notas da autoria
1. Estão investigados no inquérito das fake news e milícias digitais. Segundo a Folha, a delegada investigadora Denisse Ribeiro, da PF, está de licença e já solicitou a Alexandre de Moraes um substituto. Moraes tem tudo para caprichar na indicação. 

Para saber mais
- https://maquinandopensamentos.blogspot.com/2020/12/tradicionalismo-politica-e-misticismo.html
- https://maquinandopensamentos.blogspot.com/2021/10/analise-brasil-paralelo-e-captura.html
- https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/01/25/filha-olavo-de-carvalho-morte.htm
- https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2022/01/25/olavo-viveu-para-entender-que-foi-usado-e-descartado-por-bolsonaro.htm
- https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2022/01/25/olavo-virou-caricatura-virus-nao-e-guia-moral-nem-quando-mata-negacionista.htm
- https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/01/16/com-covid-olavo-de-carvalho-interrompe-transmissao-de-aulas-online.htm
- https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2021/02/15/filha-de-olavo-de-carvalho-diz-que-pai-tomara-vacina-contra-covid-19.html
- https://theintercept.com/2022/01/25/olavo-de-carvalho-nao-havia-nada-ali-aluno/
- https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/eduardo-bolsonaro-a-gente-vai-dar-um-golpe-que-vai-acabar-com-o-lula-video
- https://www.brasil247.com/brasil/eduardo-bolsonaro-2022-sera-jair-ou-ja-era-e-fazer-as-malas
- https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-diz-que-brasil-vive-ditadura-e-nos-proximos-dias-algo-vai-nos-salvar/
- https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/02/pf-diz-ao-stf-que-milicia-digital-usa-gabinete-do-odio-e-delegada-se-licencia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTAS 98 - ANÁLISES (Brasil- Congresso)

  A GUERRA POVO X CONGRESSO                     A derrota inicial do decreto do IOF do governo federal pelo STF foi silenciosamente comemo...