Devastação e colapso socioclimático
O governo Bolsonaro tem reiteradamente negado que os biomas brasileiros estão sob ataque humano cuja agressividade jamais foi vista antes. E ainda debocha ao dizer que o Brasil é "exemplo em preservação".
O que todas as mídias de todas as vertentes negam. Pois os próprios fazendeiros não se importam com a sua exposição como destruidores intencionais, com aval do próprio governo.
A destruição dos biomas brasileiros suscita hoje duas referências de um mesmo debate: a primeira se trata dos significados e implicações do problema, e a segunda, das teorias da conspiração a elevar o tom de um assunto delicado, porém urgente de discussão em ampla escala.
O mais interessante é saber que enfrentar a conspiração se tornou mais desafiador aos cientistas do que divulgar seus estudos, pois a pseudociência é mais ampla e rapidamente disseminada entre o senso comum do que os achados científicos. Mas, é necessário enfrentá-lo, pois urge a coletividade ter ciência do flagelo e suas implicações, que recaem sobre nós, a biosfera e o clima global.
O objetivo deste artigo é, pois, descrever as categorias de biomas tropicais e os climas, mencionar os fatores de alteração dos ambientes e as implicações gerais.
-> Biomas tropicais pluviais
As florestas tropicais pluviais são biomas arbóreos altos e ocorrem em toda a faixa tropical global (América, África central, sudeste e sul asiáticos, Oceania), cada qual com a sua composição florística e faunística, e cobrem áreas montanhosas e planícies. Abrigam a maior biodiversidade do planeta, com espécies ainda não estudadas e muito ameaçadas.
Algumas florestas são sempre verdes e perenes, outras perdem folhas em parte ou quase totalmente na estação seca (semidecíduas, decíduas). Algumas são ombrófilas, mal deixam a luz do sol tocar o solo, enquanto outras são mais abertas e ensolaradas.
O o Pantanal é um misto denso de cerrado, florestas diversas e chaco (estepe pantanosa) na maior planície de inundação do globo, em boa parte coberta por solos que retêm água. As partes florestais ocupam áreas de serra e planície seca, e há grande biodiversidade animal.
Aliás, o potencial regulador climático dessas florestas é bem conhecido. São enormes os volumes de ciclos d'água1. Toneladas de carbono atmosférico são absorvidas, mantendo médias térmicas agradáveis e umidade equilibrada e distribuída para outras regiões, como o exemplo dos "rios voadores", da Amazônia, que atingem o Brasil e vizinhos.
Tais "rios" irrigam vertentes leste dos Andes, chaco boliviano-paraguaio, pantanal e cerrado, onde encontram as frentes úmidas oceânicas do leste-sudeste e frentes frias do sul brasileiro, gerando mais chuvas aos fragmentos de mata atlântica do litoral até as áreas fronteiriças da Argentina, a favoecer rios perenes em áreas de clima subúmido.
De conhecimento público recente, o aquecimento global já instaura modificações climáticas há milênios, graças à agricultura e às cidades. A seguida explosão civilizacional reverteu um resfriamento global há 6,5 mil anos atrás.
É a inauguração da forma atual de devastação ambiental urbana. O uso de combustível fóssil4 para alimentar mais fábricas criou microclimas locais. E foi em 1850 que se iniciou a série histórica das médias térmicas, graças às primeiras análises sobre efeitos da poluição pela indústria e os moradores.
Assuntos ambientais desde os anos 1960-70 não sensibilizam governos e megainvestidores. Aqui, o ufanismo das "grandes obras" (maioria parada) da ditadura militar piorou a degradação da água, ar e solo. O uso de agrotóxicos, então já alto, hoje isola o Brasil em liderar o consumo desses venenos terríveis à saúde - nossa e de todos os elementos do ambiente.
----
Notas da autoria:
1 O conhecido ciclo da água: vapor, condensação, chuva ou neve, armazenamento, e sucessivamente. Todas as florestas do mundo fazem isso, mas as tropicais têm a maior cota.
2 Em espanhol, cerrado é "fechado", significado também usado na nossa língua.
3 Do indígena ca'ai - branca; ting'a - mata, relativa à cor desbotada e aspecto ressequido da vegetação em longas secas.
4 A descoberta do valor industrial do petróleo amplificou e diversificou do uso de combustíveis fósseis. Hoje se usa o gás natural na indústria.
5 Furacões, tufões, tornados, trombas d'água.
6 IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas de cientistas do mundo todo; e NOAA, laboratório Administração de Oceanos e Atmosfera do Depto de Comércio dos EUA.
7 A fome teve índices menores no petismo, na junção dos programas Fome Zero Bolsa Família. Com o desemprego e fim do Fome Zero, a curva sobe a partir de 2017.
Para saber mais: (informações, artigos acadêmicos)
- https://global.mongabay.com/pt/rainforests/kids/402.html
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_estacional_semidecidual
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal
- http://cristalinolodge.com.br/pt/the-southern-amazon/vegetation/deciduous-forest/
- https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/floresta-tropical.htm
- https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/download/15213/pdf
- https://colatina.ifes.edu.br/images/tccs/AdmPub2018/TCC_AdmPub_2018_RomilsonRodriguesDeLirio.pdf
- http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2861
- https://www.scielo.br/pdf/sn/v25n2/a06v25n2.pdf
- https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/4749
- https://www.universidadebrasil.edu.br/portal/_biblioteca/uploads/20200313204119.pdf
- https://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanizacao.htm
- https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/cerrado.htm
- https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-cerrado-agua-no-brasil.htm
- https://www.researchgate.net/publication/291798539_Caracterizacao_climatica_do_bioma_Cerrado
- https://www.fundaj.gov.br/index.php/conselho-nacional-da-reserva-da-biosfera-da-caatinga/9193-saiba-quais-sao-as-caracteristicas-da-caatinga#:~:text=O%20clima%20da%20Caatinga%20%C3%A9,com%20longos%20per%C3%ADodos%20de%20seca.
- https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/caatinga.htm
- https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/aquecimento-global-interrompeu-65-mil-anos-de-resfriamento-revela-estudo.phtml
- https://sciam.com.br/quando-os-humanos-comecaram-a-alterar-o-clima/
- https://www.bbc.com/portuguese/geral-46424720
- http://www.inpe.br/faq/index.php?pai=9 (série histórica de médias térmicas)
- https://www.ecodebate.com.br/2019/11/13/estudo-da-nasa-indica-que-atividades-humanas-estao-secando-a-amazonia/
- https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2020/02/brasil-ja-sente-impactos-das-mudancas-climaticas-e-situacao-pode-se-agravar